sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ÉTICA NA PROFISSÃO

Percebe-se claramente a necessidade da moderna gestão empresarial em criar profissionais mais éticos no mundo dos negócios para poder sobreviver e, obviamente, obter vantagens competitivas. A organização deve então agir de forma honesta com todos aqueles que têm algum tipo de relacionamento com ela. Seus valores, rumos e expectativas devem levar em conta todo esse universo.
Acredita-se que bons resultados profissionais e empresariais vem  de resultar de decisões morais ou éticas e que ter padrões éticos pode significar bons negócios em longo prazo.

Ética em um profissional contábil
O código de ética propôs ao contabilista o procedimento correto do exercício da profissão, a fim de garantir a idoneidade do profissional e, também do patrimônio do cliente, sendo assim, o contador deve ter disciplina, clareza e lealdade perante o cliente (empresário) e, também para a sociedade em geral.
 
O código de ética profissional do contabilista determina que conceitos básicos de direitos e deveres dentro de uma profissão sejam cumpridos que não se admite­­ erros. O profissional tendo em vista iniciar sua carreira contábil deverá ter conhecimento e segurança de seus deveres diante do mercado e da sociedade, estar sempre reciclando a capacidade técnica e intelectual.
O poder da ética

Qualquer profissional, ou melhor, qualquer ser humano que tenha como regra de vida o uso de atitudes e ações éticas, adquire um status invejável de confiabilidade. Suas promessas serão, costumeiramente, cumpridas e sua palavra terá a força do mais respeitado documento.
É a velha história do fio de bigode dos nossos avôs. Afinal, convenhamos ninguém precisa denegrir a imagem do adversário para conseguir galgar alguma posição superior. Este tipo de prática, mais cedo ou mais tarde acaba vindo à tona e, sempre, nestes casos, o refluxo acaba sendo muito mais forte do que a ação inicial, e o praticante acabam sofrendo as consequências.
Uma postura antiética sempre acaba contabilizando mais prejuízo do que lucro, mesmo que, num primeiro momento aparente ser uma solução interessante.
Alguns argumentam não saber como reconhecer a diferença entre o que seja ético e o que não seja. Será mesmo que é tão difícil assim? Acredito que a maneira mais fácil seria a constante utilização da empatia, ou seja, colocar-se sempre na pele do outro e constatar que não se está fazendo algo que não gostaríamos que fizessem conosco.

Benefícios da ética
Melhora a confiança e o respeito em todos os níveis
Melhora a sua comunicação com os colegas.
Mantém sua boa reputação.
As pessoas irão acreditar em você, e estarão dispostas a trocar idéias com você.
 Nutre um clima de trabalho positivo e melhora o atendimento a clientes
 Faz a sua ida ao trabalho mais agradável.
Deixa seus clientes mais contentes, facilitando o seu relacionamento com eles.
Aumenta o orgulho, o profissionalismo e a produtividade.
Você se sente melhor em relação a seu trabalho.
Reduz o seu nível de estresse.
Assegura o sucesso da empresa em longo prazo
Você obtém segurança no emprego, oportunidades de carreira, um salário garantido, e um futuro melhor para sua família.
Você tem oportunidades de trabalhar com gente de alto nível.
Desvantagens da Ética
Não se tem como dizer exatamente quais são as desvantagens da ética, pois depende do ponto de vista de cada um. Porém podemos dizer que:
É absolutamente imprescindível que haja consistência e coerência entre o que está disposto no código de ética e o que se vive na organização. Caso contrário, ficaria patente uma falsidade que desfaz toda a imagem que a empresa pretende transmitir ao seu público. Essa é a grande desvantagem do código de ética.

2 comentários:

  1. Ultimamente os profissionais em geral, devem enfrentar dilemas éticos do cotidiano referente ao exercício de seu oficio. É meio chato, mas deve ser necessário. No que a responsabilidade profissional é uma extensão do lado social e intelectual, respeitando os padrões do dever

    ResponderExcluir
  2. Temos que ser antes de tudo bons profissionais,respeitando o próximo para assim sermos respeitados. Não só no trabalho mas na vida social.

    ResponderExcluir