Contribuições


Contribuições da Ètica para a Formação Educacional e Moral de um Individuo

 A ética só foi considerada ciência a partir da idade contemporânea. E com isso fortaleceu-se o argumento de que a relação entre a ética e a educação são importantes para a formação moral, intelectual e teológica do indivíduo. “A instituição educacional é uma importante responsável pela formação ética do indivíduo”
Sabendo que existem varias éticas, a educacional seria um meio de conduzir o estudante a se sentir parte da sociedade, assumindo dessa forma as responsabilidades que lhe cabem como cidadão.
A ética inserida na educação desenvolve no indivíduo a capacidade de estabelecer relações entre esses conhecimentos e habilidades, orientando-o para a prática da cidadania uma educação ética para um convívio ético na sociedade é “adquirido ou conquistado por hábito”
A escola torna-se o lugar ideal para esse exercício de cidadania. É preciso atentar para esse espaço e valorizar a convivência com os educandos, em razão de que, quando os estudantes saem das instituições educacionais para o mercado de trabalho um dos requisitos a serem preenchidos por eles é a capacidade de convivência. Estamos vivendo em um mundo globalizado que se move numa velocidade acelerada. As informações transitam com tal rapidez e abrangência, que causam incertezas quanto ao futuro. Nossos estudantes precisam estar preparados não só pelos conhecimentos disciplinares mais também munidos com a capacidade de discernir entre os valores éticos, atitudes socialmente responsáveis e sua própria posição diante do espaço onde está inserido. Ou seja, a capacidade de enfrentar problemas assim que eles surjam de modo ético e com cidadania. Daí a importância em qualificar o trabalho do professor como uma atividade que ultrapasse a dimensão moral na direção da postura ética. A qualificação desse profissional talvez seja a chave para tal processo. O ato de educar não se restringe a mera transmissão de conteúdos didáticos, mas também a formação intelectual, ideológica e moral de um indivíduo. 



Contribuições da Ètica no Trabalho

Muitos ressaltam a importância de ética na carreira profissional. O significado desta pequena palavra ainda é desconhecido da maioria da população. Comportamento ético é aquele que promove o maior bem possível causando o menor prejuízo. Ou seja, só ajuda e não atrapalha.
Nas relações profissionais dentro da empresa, a ética deve imperar. Todos devem ser tratados com respeito e todas as vozes devem ser ouvidas, sem discriminação de cargo, salário, sexo, idade ou cor.
Muitos ainda crêem que, para se dar bem, é necessário ser “esperto”, ou seja, passar por cima de valores para aproveitar pequenas vantagens ilícitas. Embora ainda seja bastante comum, esse comportamento tem sido cada vez mais abolido das empresas e visto com maus olhos. O profissional “espertinho” é sinônimo de mau-caráter e, quando suas vias de benefícios são descobertas, sua carreira fica seriamente comprometida.
A ética é indispensável no dia-a-dia. Para saber se você está agindo corretamente, faça duas perguntinhas a si mesmo: “Será que eu gostaria que alguém fizesse isso comigo? Eu vou prejudicar alguém ou ganhar vantagens ilegalmente se eu fizer isso?”.
Vivemos hoje uma crise de ética no mundo do trabalho e dos negócios.  A todo momento "pipocam" casos denunciando condutas desonestas
Um comportamento ético na vida é o caminho certo para uma sociedade mais equilibrada e respeitosa. Por isso, o profissional que é ético e agi de forma  correta,  esta caminhando em direção ao sucesso, e só assim escrevem uma história digna, da qual os mesmos podem se orgulhar.