sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A ética não define a ação do homem, mas as atitudes humanas expressam a moralidade de sua estética


O que é ética?
Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.
Muitos confundem ética com moral, mas observe algumas das principais diferenças entre elas:
1. Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;
2. Ética é permanente, moral é temporal;
3. Ética é universal, moral é cultural;
4. Ética é regra, moral é conduta da regra;
5. Ética é teoria, moral é prática.
Definir o que é um agir ético, moral, correto ou virtuoso é se inscrever numa disputa social pela definição legítima da boa conduta. Pois a ética está presente no nosso cotidiano o tempo todo, seja nas decisões familiares, políticas, ou até mesmo no trabalho por exemplo.

Podemos concluir que:
Ética é a ciência normativa do comportamento humano, com vistas tanto ao bem individual como ao bem comum. Por ela é que se define como devem ser nossos caminhos, nosso trabalho, nossas escolhas.


OBJETIVO ÉTICO

QUAL O OBJETIVO DA ÉTICA?

A ética tem como objetivo construir um conjunto de valores que conduzam o indivíduo a tomar decisões, no que se refere principalmente às suas relações com o mundo. A ética tenta prever, racionalizar e evitar que conflitos morais e/ou de valores ocorram. Ou seja, seu principal objetivo é manter a ordem social e a dignidade do comportamento humano.


QUAL OBJETIVO DA ÉTICA NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL?

Ética Pessoal

A ética pessoal refere-se à postura ou conduta do indivíduo compreendida através do modo como se relaciona consigo mesmo e frente aos outros abrangendo suas diferentes ações, pensamentos e sentimentos. A ética pessoal esta mais voltada para a ética de virtudes. Para Aristóteles a ética das virtudes, que se resume em, “ao cultivarmos as virtudes estaremos em um trabalho crescente de autoconhecimento e melhoria de caráter”, buscando a “felicidade” que pode ser interpretada como a busca pelo bem comum.
Ética Profissional
Tem como objetivo orientar o comportamento profissional de um indivíduo através de um conjunto de normas morais que devem ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. A ética profissional visa também fazer com que o profissional respeite seu semelhante quando no exercício da profissão, e tenha uma boa relação com seus clientes, buscando a dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sócio-cultural onde exerce sua profissão.  
 
“COMO É A ÉTICA NO SEU TRABALHO?”
 
Empresas são formadas por pessoas e só existem por causa delas. Por trás de qualquer decisão, de qualquer erro ou imprudência estão seres de carne e osso. E são eles que vão viver as glórias ou o fracasso da organização. Por isso, quando se fala de empresa ética, lembra-se de pessoas éticas. Uma política interna mal definida por um funcionário de qualquer nível pode atingir dois dos maiores patrimônios de uma empresa: a marca e a imagem.
Alguns exemplos de condutas antiéticas:
- A empresa diz não ter preconceito, mas não possui nenhum trabalhador negro;
- Suborno indireto: os compradores negociam corretamente, mas aceitam vantagens políticas e às vezes até sexuais de seus fornecedores;
- comprador se envolve com o fornecedor e acaba favorecendo-o mesmo sem a  intenção de fazê-lo;
- Comprador para fornecedor: ou aceita o preço ou o concorrente recebe. Este procedimento acaba liquidando os pequenos;
- A empresa ter informantes em Brasília;
- A contratação de pessoal do concorrente para obter informações;
- Subfaturar o produto: o concorrente A pesquisa o mercado e estima que o valor justo para um determinado produto é X, computando entre outros itens o seu custo, mão-de-obra e suas vantagens. No entanto, o concorrente B fatura o mesmo produto pela metade do preço e paga o restante por fora;
- Dois concorrentes combinam abaixar o preço de um produto para liquidar um terceiro;
- Violar o meio ambiente;
- A empresa que opta por uma publicidade enganosa, abusiva ou escandalosa, uma vez que ela tem responsabilidade nesta escolha e não só a agência;
- Vender sonho ao invés de produto: propaganda de um sabão que vende o sonho de uma viagem para a Europa, por exemplo, e não o produto.



As empresas que desejam hoje permanecer no mercado têm de implantar um programa de ética e monitorar o seu cumprimento.

Percebe-se claramente a necessidade da moderna gestão empresarial em criar profissionais mais éticos no mundo dos negócios para poder sobreviver e, obviamente, obter vantagens competitivas. A organização deve então agir de forma honesta com todos aqueles que têm algum tipo de relacionamento com ela. Seus valores, rumos e expectativas devem levar em conta todo esse universo.
Acredita-se que bons resultados profissionais e empresariais devem resultar de decisões morais ou éticas e que ter padrões éticos pode significar bons negócios a longo prazo.




5 comentários:

  1. Bom texto escrito, gostei. Bem pesquisado e elaborado por vcs, pois mostram o quanto são eticos no processo de repassar informações uteis e cabiveis e de total contribuição a sociedade para alcançar a prática virtuosa como processo para se chegar ao progresso digno.




    Dio le volt!

    ResponderExcluir
  2. Ser ética é não deixar de viver a sua vida,para cuidar da vida dos outros, ou seja criticar o próximo de modo destrutivo em vez de construtivo.

    ResponderExcluir
  3. Muitas informações e todas pertinentes
    Pois no nosso trabalho nos deparamos todos os dias com pessoas de personalidades diferentes e é bom saber quem está sendo ou não ético no trabalho e com nós mesmos

    ResponderExcluir
  4. Esse vídeo é muito legal gostei bastante

    ResponderExcluir