Ética nas Ciências

CONTEÚDO POSTADO POR: ROBEVAL


domingo, 28 de agosto de 2011
ÉTICA NAS CIÊNCIAS
O Surgimento da Ética foi na Grécia Antiga. Os filósofos pré-socráticos sucederam uma preocupação com os problemas do homem, seus problemas políticos e morais, em decorrência da democratização da vida política da Antiga Grécia. Aparecem então os filósofos e grupos que introduzem novas formas de posicionamento que marcaram a história. Nesse momento em diante a ética vem sofrendo grande pressão por parte da sociedade onde abre discussão do que esta certo ou errado. Na verdade os filósofos buscavam a descobrir a verdade mais, se preocupando com a moral e o respeito pelo ser humano.
Posso citar um fato no qual a ética sofreu um grande golpe foi há somente 70 anos que Princípios Éticos Básicos no relacionamento e na sobrevivência dos povos foram desprezados... e o século XX assistiu de forma trágica, os morticínios e os genocídios cometidos em nome dos projetos fascista, nazista e marxista. Em pouco mais de meio século foram destruídas acima de 100 milhões de vidas, em nome de ideologias e de projetos políticos.

ÉTICA X CIÊNCIAS

Ética - Também é uma ciência, do comportamento moral dos homens em sociedade onde temos regras,
a moral é parte da filosofia que trata dos costumes, deveres e modo de proceder dos homens para com os outros homens.
não existe um profissional ético, sem antes existir um homem ético. portanto a ética e ciências são pontos de discussão que deve ser tratado com muita preocupação.
os cientistas buscam conhecimentos, e às vezes ultrapassam a barreira da ética tudo em nome da ciência do conhecimento da verdade, será que correto? , se não existisse a ética, a moral, a religião. Como seria o mundo de hoje que vivemos com clonagens, abortos e violências.
Estamos observando que nos dias de hoje várias instituições se preocupam em elaborar um código de ética. Isso demonstra com clareza a necessidade que a sociedade tem de “controlar” as medidas e atitudes das diversas profissões. Será que podemos permitir que a ciência, por exemplo, faça o que ela quiser? A ciência pode pesquisar o que ela quiser? é uma preocupação que no qual deveremos ficar atento.


Postado por Clecia - Dayane - Rayara - Edilson - Roberval - Emidio às 07:36 0 comentários